O painel “Sustentabilidade no Agro”, marcou o segundo dia do São Paulo Climate Week 2025, no Ibrawork. Nessa quarta (6), foi apresentado um painel mostrando as estratégias da Mosaic Fertilizantes para integrar os princípios da economia circular no agro, em parceria com a startup Yattó.
A conversa destacou iniciativas como a aplicação da logística reversa no campo, o engajamento de fornecedores desde o início da cadeia, a rastreabilidade por meio de auditorias e a redução de custos com foco em eficiência e responsabilidade socioambiental.
“O objetivo foi explicar essa parceria de sucesso, abordando iniciativas de economia circular voltada para a recuperação de embalagens no campo e aprofundando a pauta”, explica Alexandre Galana Jr., CEO e fundador da Yattó.
Também apresentou o painel Thiago Mazza Cotti, supervisor de controle de qualidade da Mosaic. “Acredito que foi muito importante, porque trouxemos uma solução para esse mercado, visando conscientizar e engajar todos nessa jornada de sustentabilidade”.
Utilizando embalagens de PCR, a Mosaic evita a emissão de três toneladas de CO² a cada 10 mil unidades produzidas, reduzindo o impacto que as embalagens de fertilizantes de uso único teriam no ambiente. A startup de economia circular Yattó foi responsável por implementar uma cadeia de reciclagem certificada, garantindo transparência sobre todo o ciclo de vida dos materiais reciclados, garantindo rastreabilidade e segurança.
Participante do evento, Fernanda Monteiro, da Ecomunica, elogiou a iniciativa. “Vimos um case concreto de como é possível mudar a cadeia e ter resultados bastantes positivos envolvendo parceiros, fornecedores e clientes. Foi uma oportunidade muito legal, em especial por estarmos na Semana do Clima”, disse.
O diretor da Zaraplat, Valmir Mora, enfatizou que é muito importante discutir a sustentabilidade no mercado de fertilizantes. “Foi uma grande oportunidade de obtermos mais conhecimento sobre o tema, em prol de um planeta melhor no futuro”, pontuou.
O evento foi realizado pelo hub de inovação em parceria com a Yattó e a Mosaic. A participação do Ibrawork reforça seu posicionamento na busca de soluções de sustentabilidade.
A Climate Week é uma mobilização mundial, que reúne diferentes setores da sociedade com o objetivo de promover debates significativos e ações concretas em relação às mudanças climáticas. A edição de 2025 reitera o papel de São Paulo como protagonista da agenda climática na América Latina.
