BLOG

16/09/2025

Ibrawork recebe o AI.SUMMIT com um dia de práticas reais em ferramentas de Inteligência Artificial

O Ibrawork AI.SUMMIT – Powered by Acelera-ai aconteceu no último sábado, 13 de setembro, em São Paulo, com a proposta de oferecer uma experiência 100% prática em Inteligência Artificial para empreendedores, líderes e profissionais de diferentes áreas. Realizado no espaço Ibrawork, o encontro foi marcado por uma programação intensa que combinou palestras dinâmicas, atividades com notebook, cases reais e oportunidades de networking.

O evento trouxe um palco 100% feminino, reforçando o papel da diversidade como motor da inovação. Érida Lengruber abriu a programação destacando a importância da intencionalidade e da diferenciação em estratégias de conteúdo digital, com foco em formatos como reels, vídeos e cortes inteligentes. Na sequência, Daniele Kretli demonstrou, passo a passo, como desenvolver soluções como aplicativos e sites a partir de prompts estruturados no ChatGPT com a ferramenta Lovable. Jéssica Mequilainé trouxe reflexões fundamentais sobre os aspectos éticos e jurídicos no uso da Inteligência Artificial, alertando para os limites, cuidados e oportunidades estratégicas para os negócios.

A organizadora do evento e fundadora da Acelera-ai, Yanomani Luz, mostrou na prática a criação de agentes de IA no Flowise, destacando como o movimento no-code torna a tecnologia acessível a qualquer profissional. Já Camila Meneghetti apresentou um estudo de caso sobre retenção de clientes em aplicativos, explorando ferramentas como NotebookLM, Lovable, ChatGPT e Gemini para a construção de personas sintéticas e FAQs automatizados. Encerrando a programação, Helena Freitas abordou governança e segurança no uso da Inteligência Artificial, ressaltando a importância da aplicação responsável da tecnologia.

“O AI.SUMMIT é um dia de muita prática, trazendo inovação e democratizando o uso da IA, principalmente fortalecendo mulheres na tecnologia”, afirmou Yanomani Luz. Ela ainda destacou o cuidado na curadoria. “Pesquisamos o que há de mais novo no Brasil e no mundo e selecionamos ferramentas que realmente trazem resultados. Nosso foco é criar um ambiente prático onde tanto iniciantes quanto profissionais avançados consigam aprender e aplicar o máximo potencial da inteligência artificial”.

Para Guilherme Hoppe, coordenador de inovação do Ibrawork, o impacto da iniciativa vai além do aprendizado técnico. “Mais do que um encontro sobre tecnologia, o AI.SUMMIT mostrou como a Inteligência Artificial pode ser aplicada de forma acessível e estratégica, ao mesmo tempo em que promove diversidade e colaboração. O Ibrawork tem essa missão de abrir as portas para iniciativas que unem conhecimento prático, inovação com propósito e impacto real nos negócios”, destacou.