BLOG

27/10/2025

EAI Jogos reúne comunidade gamedev no Ibrawork, com exibição de games e palestas

O EAI Jogos, em parceria com o Ibrawork, realizou mais uma edição neste sábado (25/10). O espaço do hub reuniu a comunidade gamedev indie em um ambiente de aprendizado, conexões e novos negócios.

“Estamos no segundo ano de edições do EAI Jogos com a casa cheia. Falamos especificamente sobre o mercado dos jogos pela web, com a galera da Spawnd, e sobre questões jurídicas relacionadas à indústria de games”, explica Guilherme Hoppe, coordenador de inovação do Ibrawork.

A palestra de Victor Paiva, da Spawnd, foi “A web é o novo console, e o Spawnd é o botão de start”. Já o Dr. Matheus Laupman da Neves Advocacia falou sobre “Indústria de Games e o Direito”.

Na avaliação de Pedro Oliveira, um dos idealizadores do EAI Jogos, o diferencial dessa edição foi apresentar “muita coisa que está aparecendo pela primeira vez, como o playtest exclusivo do Master Lemon”. “Além disso, tivemos palestras incríveis e play test exclusivos, com muita coisa divertida”, acrescenta.

Após sua fala, Vitor de Paiva agradeceu o convite e elogiou a iniciativa. “Muito bom o espaço do Ibrawork, o ambiente do evento é bem organizado. Para nós, gamedevs indies, o EAI Jogos é uma combinação prolífica para a indústria e para o contínuo desenvolvimento da nossa comunidade, aliando os conhecimentos técnicos das palestras com a exposição dos jogos.”

Oportunidade para a comunidade gamedev

A exibição de jogos mostrou ao público Zueirama 2, Familiar Faces, 85Top: Traffic Madness, Shuwa Shuwa Guin!, Egni Telis, Deep dive, No Return, Soulsworn, Marionetes e Cutucadores.

“Foi uma oportunidade fantástica de estar nesse evento incrível, podendo conversar com o pessoal que é desenvolvedor, com os estúdios, com os amantes dessa indústria que cresce tanto no Brasil”, disse Matheus Laupman, sócio da Neves Advocacia.

A gamedev Say é uma das responsáveis pelo estúdio que criou o jogo No Return, que mostra, segundo ela “as consequências do aquecimento global num futuro bem drástico”. “Acho um movimento muito legal no EAI Jogos termos todas essas pessoas na nossa volta, no meio de jogos, e poder apresentar games novos.”

Victor Avila Garcia é desenvolvedor da trilha sonora dos efeitos sonoros do Soulthorne, um card game cooperativo. Ele acredita que ter um evento como o EAI “permite avançar em etapas cruciais do nosso desenvolvimento de jogos”. “Começando pelo próprio playtest com os usuários. É muito importante os usuários darem o feedback. Além disso, recebemos hoje informações muito ricas nas palestras e pudemos conhecer outros desenvolvedores e artistas”, destaca.

Estudante de jogos digitais, Gabriela expôs seu jogo Shuwa Shuwa Guin! “O EAI é um evento com bastante diversidade. É muito importante para nós, desenvolvedores de jogos, ter um espaço desse tipo, para conhecer e fazer parte da comunidade, além de poder mostrar o nosso trabalho.”

Organizado pela Equipe EAI Jogos, os encontros têm apoio do Ibrawork, da IGDA-SP e da HUG. Essa edição teve o patrocínio da Laupman Sports.