BLOG

16/09/2025

Aulas do Curso Avançado de Arbitragem reúne comunidade acadêmica de Direito no Ibrawork

Visando proporcionar acesso gratuito a conhecimento técnico de excelência em arbitragem, o Curso Avançado de Arbitragem CJA/CBMA reuniu especialistas e estudantes de Direito para aulas presenciais no Ibrawork. 

Professores de Direito trataram de temas complexos e atuais, focando no diálogo entre essas instituições para entregar aulas dinâmicas, diversas e instigantes. Nos dias 11 e 12 de setembro ocorreram aulas sobre temas diversos, reunindo dezenas de estudantes.

“Acho muito importante realizar um evento como esse. Pudemos falar para estudantes sobre como o setor efetivamente se organiza e quais tipos de arbitragem podem ser alocadas junto à Câmara”, avaliou Paulo Feuz, pró-reitor da PUC-SP, além de Coordenador do Núcleo Esportivo da Pós e da Graduação da Universidade. 

Professor de Direito Comercial, com ênfase em Direito Societário, Armando Rovai, destacou que os temas abordados são atuais e absolutamente importantes para as áreas jurídica e negocial. “Trazer essas aulas para um espaço aberto é uma grande oportunidade de aprendizado para os estudantes de Direito. Eles serão advogados e arbitralistas no futuro, oxigenando essa importante disciplina jurídica”, disse.

Programação diversificada

A primeira aula, no dia 11, tratou de “Arbitragem Setorial: Saneamento, Marítima e de Esporte”, com os professores Wagner Menezes (USP), Paulo Sérgio Feuz (PUC-SP), Rafael Alves (FGV Direito-SP). Gabrielly França, graduanda em Direito pela USP, foi a monitora.

Em seguida, o tema da classe foi “Desafios da Arbitragem Societária no Brasil: A tutela dos minoritários e eficiência do sistema”. Participaram Haroldo Malheiros (USP), Armando Rovai (PUC/SP e Mackenzie), e Mariana Martins-Costa (FGV Direito-SP). O mestrando em Direito Processual pela PUC, Luis Henrick B. Pereira foi o monitor.

Fechando a programação, a aula “Produção Antecipada de Provas na Arbitragem e os novos regulamentos específicos”, com Roberto Bedaque (USP), Georges Abboud (PUC-SP) e André Abbud (FGV Direito-SP). O monitor foi o mestrando em Direito pela PUC-SP, Guilherme Rebouça.

No dia 12, a primeira aula do curso foi sobre o tema “Papel das Câmaras na Contratação do Árbitro e Condução do Procedimento Arbitral”, com Marcelo Bonizzi (USP), Cláudio Finkelstein (USP), Adriana Braghetta (FGV Direito-SP). A mestranda pela PUC-SP Rebeca Franzoni atuou como monitora. 

Depois, abordou-se “O Direito Empresarial no Projeto de Reforma do Código Civil e Impactos na Arbitragem”. Falaram os professores Paula Forgioni (USP), Francisco Cahali (PUC-SP),   Lie Carmo (FGV Direito-SP). Carolina Kresch, da Padis Mattar Advogados, foi a monitora.

Fechando a programação, um bate-papo sobre “Carreiras na Arbitragem”, com Amauri Pavão (Coordenador do Grupo de Arbitragem da GVEArb), Maria Isabel Montes (PUC-SP) e Fernanda Nemr (Vice-presidente do Moot Alumni Association), com a monitoria de Vitória Werle (Coach da Equipe da Arbitragem da UFRGS).

Thomas Law, fundador do Ibrawork e presidente do Ibrachina, participou do encerramento.

O Curso é uma realização de Ibrachina, Comitê de Jovens Arbitralistas do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CJA/CBMA), GVArb, PUC-SP, apoio , MMA e CIArb.