O EAI Jogos, em parceria com o Ibrawork, realizou a última edição do ano neste sábado (29/11). O espaço do hub reuniu a comunidade gamedev indie em um ambiente de aprendizado, conexões e novos negócios.
A programação incluiu um debate com especialistas, focados em mentorias de carreira em games e jornalismo especializado na área gamer.
“O EAI Jogos é uma ação que a gente vem construindo ao longo de várias edições. É um lugar muito seguro para desenvolvedores de jogos do Brasil inteiro” explica Guilherme Hoppe, coordenador de inovação do Ibrawork.
Na avaliação de Pedro Oliveira, um dos idealizadores do EAI Jogos, todas as edições de 2025 do evento tiveram um diferencial. “São reuniões mensais, voltados para quem já está no ecossistema dev, desde iniciantes até os profissionais que podem mostrar seus projetos e games”, explica.
A partir de janeiro de 2026, o EAI Jogos retoma as edições mensais, prometendo muitas novidades e debates necessários para o contexto da comunidade no Brasil.
Visões sobre o jornalismo de games
Na primeira parte da programação, ocorreu o painel “Carreiras em Games: Desafios e Aprendizados”. Estavam presentes Antonio Guaranys, Werllen Holanda, Barbara Oliveira e Marcella Midega.
Durante o painel “Game devs e a imprensa: o atual jornalismo de games no Brasil e como se relacionar com ele” falaram profissionais experientes. Marcelo Gimenes Vieira e Pablo Miyazawa, Francesco Casagrande e Bruna Penilhas.
Como sempre, houve mostra de games de desenvolvedores brasileiros, com muitas produções em primeira mão. São eles: Relatos de Vera Cruz, As Cores de Ofelia, Olinda Fighters, Carteado, Touch of Madness, Insight Room, Contos da Teia de Aranha, Maré de Esperança, Hava Nice Day, Yomi no Kuni, Littera Island, Eu Ainda Lembro, Quacolé Tennis e The Kindling.
Conforme Werllen Holanda, este foi um evento “muito importante para todos que estão nessa indústria de jogos e desenvolvimento gamer, em especial para quem está começando, pois vale muito a pena”.
Organizado pela Equipe EAI Jogos, os encontros têm apoio do Ibrawork, da IGDA-SP e da HUG. Essa edição teve o patrocínio da Laupman Sports.

