BLOG

04/08/2025

Fórum China Next debate inovação e lições chinesas para o Brasil, no HackTown, em Santa Rita do Sapucaí (MG)

Iniciado em 31 de julho e com programação até domingo (3), o HackTown, considerado o maior festival independente de inovação e criatividade da América Latina, reúne mais de 500 empresas entre startups, médias e grandes negócios, como Google, AWS, Nvidia e Oracle, além de profissionais da criatividade, tecnologia e empreendedorismo mundiais em Santa Rita do Sapucaí, Sul de Minas Gerais. A cidade já é considerada o “Vale da Eletrônica” brasileiro.

Nesta sexta-feira (1), o destaque da programação foi o ‘China Next’, promovido em parceria Ibrawork, Ibrachina e o festival. O encontro, com três painelistas, propôs debates sobre o papel da China como referência de inovação, transformação social e sustentabilidade.

 Guilherme Hoppe, CTIO do Ibrawork foi o mediador. Falaram o professor Li Li Min, coordenador de inovação do CPDI (Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) do Ibrawork; a executiva Ale Fu e Daniel Lau, curador-chefe do IBGC JT China.

“No primeiro painel, falamos sobre Zonas Econômicas Especiais, áreas da China onde são experimentados novos modelos econômicos. No painel seguinte, abordamos a erradicação da pobreza extrema da China, que tirou 800 milhões de pessoas dessa situação em 40 anos. O terceiro painel foi sobre a China Verde, como eles estão trabalhando com novas tecnologias,  carbono zero e as novas tendências que vão influenciar o mundo”, destaca Guilherme.

Conforme Li Li Min, a China é o megatrend do momento. “Os brasileiros estão procurando informações sobre como é o país na atualidade. A lição que o Brasil e o Sul Global podem tirar é a inovação sistêmica aplicada, pois a pobreza é um problema de inovação, um desenho social a ser mudado“, afirmou. 

João Rubens Costa, cofundador do HackTown, disse que “a China não está apenas crescendo, está redesenhando o futuro. O China Next chega para mostrar que há muito o que aprender com esse processo”.

Sobre o HackTown

Criado em 2016, o HackTown é um festival independente de inovação, tecnologia, criatividade e impacto social, que acontece anualmente em Santa Rita do Sapucaí (MG). O evento reúne palestras, painéis, workshops, shows e experiências imersivas por toda a cidade.

Inspirado no SXSW (festival de inovação realizado no Texas), o HackTown mapeia perspectivas inovadoras, emergentes e fora do eixo tradicional.

“O HackTown funciona como um espaço onde encontros improváveis se tornam naturais. Ele quebra as barreiras entre universos distintos e cria pontes entre pessoas, que na correria do dia a dia, raramente têm a chance de se conectar de forma genuína”, destacou o cofundador do festival e head de Parcerias, João Rubens.