Hoje, 19 de novembro, é o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. A data foi instituída pela ONU com o objetivo de mostrar os desafios que as mulheres empreendedoras enfrentam e o impacto econômico gerado por elas.
A presença feminina no comando e nos times das startups apresenta um crescimento gradual, mas elas ainda são minoria. Dados recentes da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e do Sebrae, com recortes para 2024, destacaram os desafios persistentes para a equidade de gênero no setor de inovação.
O “Mapeamento do Ecossistema Brasileiro de Startups 2024”, da ABStartups, indica que 19,2% das pessoas fundadoras são mulheres cisgênero. Já o levantamento do Sebrae de 2025 aponta um crescimento notável na participação feminina nas startups mapeadas, subindo de 8,65% em 2023 para 30,18% em 2024. As diferenças dos levantamentos refletem metodologia de coleta de dados, mas ambos mostram que ainda há muito espaço para ser conquistado no ecossistema.
Outro dado importante é que a pesquisa da ABStartups apurou que 51% das startups consideram o apoio à diversidade “muito importante”, mas 59% não implementam nenhuma ação ou processo seletivo específico focado em diversidade.
Ibrawork trabalha pela visibilidade e valorização de mulheres nas startups
Desde sua fundação, o Centro de Pesquisa Ibrawork trabalha pela visibilidade e valorização de mulheres nas startups e no ecossistema de inovação como um todo. Destacamos os principais ocorridos neste ano.
Além de constantemente promover eventos que têm mulheres como palestrante principal, sediou encontros de grande importância nesse tema. No início de 2025, tivemos o Seminário Mulheres e Meninas na Ciência, um espaço dedicado a valorizar, inspirar e fortalecer a presença feminina nas diversas áreas do conhecimento científico. https://ibraworksp.com.br/ibrawork-promove-seminario-mulheres-e-meninas-na-ciencia-dia-11-de-fevereiro/
O Demoday Osten Moove: Girl Power & Smart Cities, em julho. A programação incluiu palestras e apresentações de líderes e especialistas que estão impulsionando o poder feminino no empreendedorismo e na inovação. https://ibraworksp.com.br/demoday-girl-power-smart-cities-consolida-maior-programa-de-aceleracao-feminina-do-brasil/
