A busca de soluções para a crise climática é um dos temas em alta no campo da inovação em todo o mundo. Nessa terça, 5, ocorreu no Ibrawork o Pitch Sessions, evento oficial do São Paulo Climate Week 2025.
O espaço para eventos do hub estava lotado, reunindo investidores, empresas, atores do ecossistema de inovação e sociedade para se conectarem com as soluções das startups convidadas.
Além de oferecer contribuições para o debate sobre a crise climática, foi uma oportunidade de mostrar soluções que já estão sendo colocadas em prática, com potencial real de impacto, escalabilidade e transformação.
Diferentes startups das áreas de clima e bioeconomia fizeram seus pitches, apresentando ideias que combinam ciência, tecnologia e natureza para enfrentar os grandes desafios socioambientais atuais. Participaram Alga, Liora, Abundance Brasil, Bow-e, Green Balance, Capsu, Água Conectada, Ecomilhas, Verdion, Atmo, GreenBug, VesCo Solutions Brasil, SWTech e Econnexz.

A head de startups do South Summit Brasil, Cíntia Rasa, destaca a importância desse tipo de evento. “Muitas vezes estamos focados em discutir quais são os problemas. Aqui, porém, falamos sobre quais são as soluções possíveis.”
Por sua vez, José Gustavo, diretor-executivo do Fórum Brasileiro de Climatechs, disse que foi marcante para o ecossistema do clima. “Pudemos trazer startups de vários lugares do Brasil. Todas de base tecnológica focadas para o clima, que resolvem questões reais e são rentáveis, mostrando um pouco melhor como funciona esse ecossistema”, pontuou.
A São Paulo Climate Week 2025 é uma iniciativa do South Summit Brazil, em parceria com Ibrawork, Fórum Brasileiro de Climatechs, Climate Angels, AYA Earth Partners e Climate Ventures.
A participação do Ibrawork reforça o posicionamento do Ibrawork como um hub de cidades inteligentes, trabalhando por comunidades mais resilientes perante às mudanças climáticas.
A Climate Week é uma mobilização mundial, que reúne diferentes setores da sociedade com o objetivo de promover debates significativos e ações concretas em relação às mudanças climáticas. A edição de 2025 reitera o papel de São Paulo como protagonista da agenda climática na América Latina.
