A 12ª edição do EAI Jogos marcou um ano de realização do evento, sempre em parceria com o Ibrawork. Realizado no sábado (23), o encontro transformou mais uma vez o espaço do hub de inovação em um ambiente de aprendizado, interação e negócios para quem faz games no Brasil.
Guilherme Hoppe, coordenador de inovação do Ibrawork, destacou que essa edição “foi muito especial porque marca um ano desse trabalho com o EAI Jogos”. “Todo mês a gente faz esse movimento, pelo desenvolvimento do ecossistema de jogos brasileiro”, ressaltou.

No encontro mais recente, as palestras foram sobre os desafios no desenvolvimento Unsighted e ABYSS X Zero. Subiram ao palco Tiani Pixel e Fernanda Dias, do estúdio Pixel Punk. Com uma nota média de 86 no Metacritic, o Unsighted é um sucesso no Brasil e no mundo todo.
“Essa é uma oportunidade muito legal que falar do nosso trabalho e trocar experiências. O evento tem uma estrutura bacana e o pessoal que veio está muito animado”, disse Fernanda.
A programação também incluiu a apresentação do edital “PROAC Games: como decifrar”, pelo produtor da Trovadoria, André Celotti. “Os editais são um dos principais mecanismos de fomento para jogos no Brasil. O EAI Jogos no Ibrawork sempre é uma grande oportunidade de conversar com a comunidade.”
Fechando a tarde, um divertido campeonato de Pimbolas, com premiação para os vencedores.

Um dos idealizadores do EAI Jogos, Pedro Oliveira, explica que, embora a comunidade gamer esteja sempre junta online, o encontro físico sempre apresenta oportunidades de network mais intensas. “O EAI veio suprir a necessidade de mostrar essa nova leva de desenvolvedores e projetos para o público. Estamos totalmente ligados ao Ibrawork, que nos ajudou na formatação da ideia e oferece a estrutura”, pontuou.
Uma das próximas ações será o EAI Award, que vai premiar games em uma noite de gala. “Queremos celebrar a comunidade no final do ano, com grandes palestras e anúncios. Será uma noite de gala, um tipo de Oscar dos jogos”, explica Pedro.
Vice-presidente do HUG SP e Cofundadora do Coletivo Trans de Gamedevs, Ariel Moreira, estava presente e elogiou a dinâmica do EAI Jogos. Ela convidou a comunidade gamer para participar do “Queer Jogar?”, um evento de jogos LGBTQIAPN+, que será realizado em São Paulo nos dias 1 e 2 de novembro.
Um ano de parceria
A parceria é uma iniciativa inédita, que se consolidou como um marco para a comunidade gamer de São Paulo e do Brasil. Centenas de desenvolvedores e universitários participaram dos encontros do EAI Jogos, onde a programação incluiu palestras com especialistas da indústria, competições de pitch; exposição de jogos, onde estúdios apresentam suas builds mais recentes. Sempre oferecendo boas oportunidades para networking.
